| Mitos e verdades sobre o cafezinho |
|
O café é, de longe, uma das bebidas mais apreciadas do mundo. No Brasil então, ele é uma das preferências nacionais e está sempre na boca do povo (literalmente ou não). Porém, como todo assunto que é muito falado, algumas informações que circulam por aí são inverdades ou exageros. Para tentar mostrar os benefícios (e evitar os possíveis males) deste Best-seller brasileiro, elencamos alguns mitos e suas respectivas verdades no texto abaixo. Saboreie. 1) Cafeína mata Até mata, mas apenas em casos extremos! Portanto, nada de pânico. Para chegar a esse ponto, seria preciso tomar de 80 a 100 xícaras de café num espaço de tempo muito curto. A cafeína, como todo estimulante, aumenta a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e, num período curto, contrai os vasos sanguíneos. Logo, o excesso dessa substância pode ocasionar derrames, ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares. Mas isso não significa que você precisa abrir mão do seu querido cafezinho. Basta tomar, diariamente, de duas a três xícaras da bebida. 2) Café faz bem Pesquisas recentes descobriram que o café é rico em antioxidantes e que até duas xícaras por dias podem trazer benefícios à saúde. Portanto, aproveite com moderação. 3) Café alivia a dor Não há nenhum material substancial que comprove tal teoria, mas segundo pesquisadores americanos, uma ou duas xícaras podem diminuir a dor causada por atividades físicas. A esperança dos pesquisadores é que o café possa estimular pessoas a manter suas promessas de se exercitar e, por conseqüência, ser mais saudáveis. 4) Cafeína pode manter acordado durante a noite Sim. Inclusive, cientistas da Universidade da Califórnia recomendam que não se beba café menos de seis horas antes de ir para a cama, a menos que a intenção realmente seja ficar acordado. 5) Café descafeinado não tem cafeína Infelizmente sim, mas em baixíssimas doses. Para se ter uma noção de grandeza, é preciso beber dez xícaras de café descafeinado para ingerir o equivalente a uma xícara de café comum. 6) Cafeína não é amarga A culpa do sabor amargo do café é, na verdade, de duas outras substâncias presentes em seus grãos. Uma é o ácido clorogênico lactonas, encontrado nos grãos claros a médios. E outra é o fenil indane, presente nos grãos mais escuros. Mas estas substâncias amargas são antioxidantes, então não há razão para adiconá-las à lista negra. 7) Um bom café depende da torradez dos grãos e de seu preparo Sim. Enquanto ele é torrado, o óleo preso nos grãos emerge devido à alta temperatura. Quanto mais óleo, mais forte o sabor. A cafeína costuma escapar de dentro dos grãos conforme eles passam mais tempo em contato com a água vaporizada durante a torragem. Logo, o café comum costuma ter mais cafeína que o expresso ou o capuccino, uma vez que novamente fica mais tempo em contato com a água. Quanto mais escuro o grão, mais cafeína. 8) Café engorda Ao contrário do que se possa parecer, o café não tem valor energético suficiente que gere aumento de peso. Porém, um hábito muito comum e que pode, aí sim, aumentar sua silhueta e o de se tomar café com açúcar. Para evitar isso, habitue-se a consumi-lo sem açúcar. 9) A cafeína cria dependência Não. Em quantidades moderadas, isto é, até quatro xícaras (pequenas) por dia, não existe qualquer prova que a cafeína cause dependência. 10) Café não é indicado para crianças Também devido à presença da cafeína, existe um preconceito sobre o consumo de café pelas crianças. Esquece-se de que a substância é encontrada naturalmente nas folhas e frutos de mais de 60 espécies de plantas, entre elas, o cacau, as nozes de cola e as folhas de chá. Mesmo que algumas crianças sejam mais sensíveis aos efeitos da cafeína, é possível afirmar com segurança que ela é bem tolerada em doses moderadas. Por esse motivo, o consumo diário de duas a quatro xícaras de café puro ou com leite apenas aumentaria o valor nutritivo das refeições infantis. 11) Café escurece os dentes Dentistas costumam dedicar uma preocupação exagerada com a possibilidade do café causar uma coloração amarelada nos dentes. É certo que as melanoidinas, pigmentos marrons que se formam durante a torrefação e dão a cor característica à bebida, causam a coloração marrom nos bules e xícaras onde o café fica por muito tempo. Porém, com relação aos dentes, a justifica não procede. O tempo de permanência do café na boca e o contato com os dentes é muito rápido, logo, a possibilidade de coloração é mínima. 12) Café faz mal ao estômago Quando o assunto é estômago, mais uma vez a cafeína é acusada. Não existem evidências de que o consumo regular de bebidas com cafeína cause diretamente doenças digestivas. Entretanto, é importante ressaltar que, como a substância estimula a secreção gástrica de ácido clorídrico e da enzima pepsina no estômago, seu consumo exagerado deve ser evitado por portadores de úlcera péptica.
|